A Assembleia Geral das Nações Unidas aprovou em 2012 uma Resolução que reconhece a procura pela felicidade como 'um objetivo humano fundamental' e convidou os Estados-membros a promover políticas públicas que incluam a importância da felicidade e do bem-estar em sua aposta pelo desenvolvimento.
Adotada por aclamação, a Resolução intitulada “A Felicidade: para um Enfoque Holístico do Desenvolvimento”, reconheceu que a felicidade é “um objetivo e uma aspiração universal que deve ser potencializada” porque é, além disso, “a manifestação do espírito dos Objetivos de Desenvolvimento do Milénio'(ODM).
O Agrupamento de Escolas da Batalha foi escolhido pela Rede de Escolas da UNESCO Portugal como parceiro para a celebração do Dia Internacional da Felicidade 2021, através da realização de um Concurso de Cartazes sobre a temática "Felicidade". Entendemos, na altura em que nos candidatamos a esta parceria, que num cenário como o que vivemos nos nossos dias seria importante termos os nossos jovens a refletir sobre o que os faz felizes, valorizando não só o que têm de bom ainda hoje, como também o que o futuro lhes poderá trazer e o papel que têm como agentes para essa felicidade.
O concurso é dirigido a todos os alunos do 1º ciclo ao secundário.
Categoria – 1º ciclo
Tema – As cores da Felicidade
Categoria – 2º/3º ciclos
Tema – Sou Feliz porque sonho com…
Categoria – Secundário
Tema – A Felicidade e os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 das Nações Unidas