AVISOS3

 Comunicado aos Encarregados de Educação sobre os casos de COVID-19 confirmados no Agrupamento de Escolas da Batalha | 22 abril 2021
 

Exmo(a) Encarregado(a) de Educação,

Informamos que foram confirmados casos de COVID-19 no Agrupamento Escola da Batalha, estabelecimento de ensino que o/a seu/sua educando(a) frequenta. A situação já foi reportada às autoridades de saúde e ao Ministério da Educação, tendo sido adotadas as medidas previstas no nosso plano de contingência e as aconselhadas pela Autoridade de Saúde.

Tendo em consideração a situação referida, a deslocação aos Serviços de Administração Escolar deve ser evitada, pelo que solicitamos que, sempre que possível, os contactos sejam realizados por via eletrónica, utilizando o email: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

O SARS-CoV-2 é um vírus transmitido, essencialmente, pessoa para pessoa através de gotículas respiratórias de uma pessoa doente por COVID-19. Após esta exposição, os sintomas podem-se desenvolver até 14 dias desde o último contacto, sendo estes predominantemente de natureza respiratória, como tosse, dificuldade respiratória e febre (> 38 C). Também, podem coexistir outros sintomas, como odinofagia (dor de garganta) e dores musculares generalizadas, perda do paladar ou do olfato, diarreia, dor no peito e dor de cabeça, entre outros. A pessoa doente pode também não apresentar sinais ou sintomas.

O nosso estabelecimento está, em articulação com a Autoridade de Saúde Local, e com o Município da Batalha a implementar as medidas de prevenção e controlo da transmissão de SARS-CoV-2.

Recomenda-se a todos os elementos da comunidade escolar que se mantenham atentos ao surgimento de sintomas compatíveis com COVID-19. Se alguém da comunidade escolar ou do seu ambiente próximo desenvolver sintomas sugestivos de COVID-19 deve permanecer em casa e contactar os serviços de saúde por telefone (SNS 24 - 808 24 24 24).

Queremos assegurar que a comunicação será mantida de forma fluída, não havendo de momento necessidade de adotar outros cuidados adicionais além da referida monitorização de sintomas. Logo que sejam estabelecidas, pelas autoridades de saúde, outras medidas, as mesmas serão comunicadas.

 

Com os melhores cumprimentos.

O Diretor Luís Novais