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A atribuição gratuita de manuais escolares é efetuada pela plataforma MEGA, através de um sistema de vouchers (vales). Para aceder aos vouchers, o encarregado de educação deve registar-se na plataforma MEGA. Pode fazê-lo por duas vias: na app móvel "Edu Rede Escolar" ou em www.manuaisescolares.pt.


No endereço https://bit.ly/32PqYm2 pode assistir a um vídeo que o(a) guia no processo de registo na plataforma MEGA. O registo é gratuito.

Após o registo na plataforma MEGA, são então emitidos vouchers associados ao Número de Identificação Fiscal (NIF) do encarregado de educação do aluno, que permitem o levantamento dos manuais escolares em qualquer uma das livrarias aderentes, caso sejam novos, ou na escola, se forem usados (não se aplica no ano letivo 2020-2021). Veja como encontrar livrarias aderentes perto de si no seguinte endereço: https://bit.ly/2EeM2rZ. Cada voucher inclui um código único e tem indicado o manual correspondente.

QUANDO É QUE SÃO ATRIBUÍDOS OS VOUCHERS?

A 3 de agosto, terá início a emissão de vouchers para os alunos de todos os anos de escolaridade de continuidade (2.º, 3.º, 4.º, 6.º, 8.º, 9.º, 11.º e 12.º anos).

A partir do dia 13 de agosto, começará a emissão de vouchers para os alunos dos anos de escolaridade de início de ciclo (1.º, 5.º, 7.º e 10.º anos).

Quando os vouchers estiverem disponíveis na plataforma ou na app, o encarregado de educação é notificado por e-mail. Em alternativa, o encarregado de educação pode verificar, na própria plataforma, na sua área pessoal, se os vouchers já foram emitidos. Basta clicar em "Escolas com vouchers" e selecionar o agrupamento e a escola do aluno. Se não aparecer a escola, significa que os vouchers ainda não foram emitidos.