PROJETOS ERASMUS+ AEB - À descoberta DA e PARA a Europa

83539096 2745008555606823 5844270507720966144 o 85072123 2758852340889111 6941450530895953920 o

O Erasmus+ é o programa europeu que apoia a educação, a formação, a juventude e o desporto. O seu orçamento de 14 700 milhões de euros dará a mais de quatro milhões de europeus a oportunidade de estudar, seguir uma formação e adquirir experiência no estrangeiro. O programa Erasmus+ tem como objetivo contribuir para a Estratégia Europa 2020 para o crescimento, o emprego e a equidade e a inclusão sociais, bem como para o quadro estratégico da UE em matéria de educação e formação EF2020

O programa aborda, nomeadamente, as seguintes questões:
● Redução do desemprego, especialmente entre os jovens
● Promoção da educação de adultos, especialmente no que se refere à aquisição de novas competências e de competências exigidas pelo mercado de trabalho
● Promoção da participação dos jovens na democracia europeia
● Apoio à inovação, à cooperação e à realização de reformas
● Redução do abandono escolar
● Promoção da mobilidade e da cooperação com países parceiros da UE

 

Neste momento, são estes os programas em decurso:

Projeto Problem Based Learning - real life approach KA202 (2019/2020)
A aprendizagem baseada em problemas (Problem Based Learning) é uma forma de aprendizagem onde os alunos devem encontrar uma solução para um determinado problema de forma autónoma. Este é um desafio das escolas atuais e do mercado de trabalho, sendo por isso preferencialmente focados no mundo real.
O objetivo do projeto é permitir que as instituições participantes realizem projetos comuns nesta metodologia. aprendendo e partilhando experiências já adquiridas.
Parceiros: Werner-Heisenberg-Schule - ALEMANHA, Agrupamento de Escolas da Batalha - PORTUGAL, Istituto Tecnico Industriale Statale Alessandro Volta - ITÁLIA, Ekonomsko-birotehnicka Skola - CROÁCIA

 

Projeto International Schools Station KA229 (2019/2020)
O projeto surgiu com base num projeto eTwinning, inspirado pelas atividades da Estação Espacial Internacional. Foca-se em 3 áreas essenciais: O Sistema Solar; o Fenómeno do Voar; Exploração do Sistema Solar.
Tem como objetivos: Aumentar a motivação dos alunos para a aprendizagem de disciplinas científicas; desenvolver competências dos alunos em classificar, quantificar, prever, controlar variáveis, interpretar e formar conclusões; melhorar o seu desempenho no trabalho de grupo e na cooperação; utilizar conhecimentos de diferentes disciplinas científicas de uma forma interdisciplinar; criar hábitos de trabalho com base num plano.
Parceiros: Zespol Szkol - POLÓNIA, Istituto Comprensivo Figino Serenza - ITÁLIA, 
Scoala gimnaziala "Gheorghe Lazar" Barcanesti - ROMÉNIA, Agrupamento de Escolas da Batalha - PORTUGAL

 

Projeto A lab in my pocket: application of the scientific method and experimentation with smartphones sensors KA229 (2019/2020)
O projeto procura promover o interesse pelas CTEM (Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática), desenvolvendo várias atividades que integrem a utilização de aplicações móveis, em contexto de sala de aula, mais precisamente a aplicação Science Journal.
Tem como objetivos: desenvolver a inovação e a criatividade no ensino e na aprendizagem através das CTEM; -promover uma educação de eficiente e de qualidade; - fomentar os valores de cidadania europeia e a mobilidade para a aprendizagem; desenvolver competências do século XXI com recurso à tecnologia. Há objetivos mais específicos para alunos, professores e escola.
Parceiros: Sehit Selim Topal Ortaokulu - TURQUIA, Agrupamento de Escolas da Batalha - PORTUGAL, Kispesti Puskas Ferenc Altalanos Iskols HUNGRIA, Colegio Santo Domingo Savio - ESPANHA

 

Projeto European Tunes Choir for Peer Bullying KA229 (2020/2021)
O projeto tem como foco combater o bullying em contexto escolar através de uma abordagem interdisciplinar, usando a música, os seus valores e a mensagem.
São objetivos deste: pesquisar e assimilar melodias que contenham valores; garantir o diálogo intercultural em cooperação,;transformar os valores aprendidos em comportamento; garantir a harmonia social através da música; estabelecer uma comunicação de melhor qualidade com os pares; desenvolver a linguagem a nível europeu,;desenvolver competências do século XXI usando ativamente a tecnologia.
Parceiros: Cesvaines vidusskola LETÓNIA, Istituto Comprensivo Statale "Don Bosco" - ITÁLIA, Lanchester EP Primary School - IRLANDA,  Agrupamento de Escolas da Batalha - PORTUGAL,  Anavyssos Primary School - GRÉCIA

 

Projeto ALL WE NEED IS A NEW SY(STEM) KA229 (2020/2021)
Neste projeto os participantes vão pensar e discutir uma nova abordagem de currículo para a componente dos cursos profissionais baseada na abordagem STEM. integrando parceiros com know-how específico em áreas como a robótica, o 3D e a RV/RA.
São objetivos do projeto: reduzir as taxas de insucesso Estratégia 2020; apoiar a utilização de metodologias de ensino mais eficazes e inovadoras ; permitir que os alunos adquiram competências no mundo real e no século XXI; disseminar componentes STEM em todas as escolas parceiras para uma formação eficaz dos professores; aumentar a sensibilização sobre o movimento TechnoEntrepreneurship, mercado global, maker (DIY=Do it yourself) ; incluir componentes da 4ª revolução industrial no currículo.
Parceiros: Manisa Fen Lisesi - TURQUIA; Harjunrinteen koulu - FINLAND; Hajdúböszörményi Bocskai István Gimnázium - HUNGRIA; IIS ETTORE MAJORANA - ITÁLIA; Tallinna Kristiine Gümnaasium - ESTÓNIA

 

Projeto Robotics; As a Tool to Prevent Bullying KA229 (2020/2021)
Pretende-se com o projeto pensar e refletir a temática do Bullying em contexto educativo: causas, impactos e medidas de prevenção. Analisar em específico como a robótica pode ser um meio eficaz de aumentar níveis de autoconfiança e auto-estima e bem como um elemento de facilitação de contextos de relações inter pessoais.
São objetivos do projeto: utilizar a robótica para prevenir situações de bullying; apresentar orientações para as escolas sobre a prevenção e resposta ao bullying; prevenir o bullying através do intercâmbio de boas práticas/experiências com a robótica; ajudar os “bullies”a reconhecer as suas atitudes e ajudar a resolver questões fundamentais dos seus atos; apoiar alunos vítimas através e com a robótica
Parceiros: Storåskolan- SUÉCIA, Colegiul National Tudor Vladimirescu - ROMÉNIA, Manisa Fen Lisesi - TURQUIA Kuressaare Gümnaasium - ESTONIA, Osnovna Sola Breg - ESLOVENIA

 

Projeto AEBatalha - O Futuro da Inovação, uma cultura de Escola - KA102 (I -2019/2020 e II- 2020/2021)
Est eprojeto refere-se à realização das FCT ( Estágios) dos cursos de Informática e Turismo num País estrangeiro pertencente à Comunidade Europeia
São objetivos do projeto: Desenvolver competências de observação e intervenção na realidade europeia; desenvolver os princípios de cidadania europeia; desenvolver competências linguísticas e culturais; aprender a trabalhar de modo independente e interdependente, de forma a levar a cabo tarefas marcadamente válidas; implementar práticas e rotinas de trabalho empresarial numa dimensão europeia; ser capaz de se adaptar à mudança; desenvolver competências de mobilidade no espaço europeu; desenvolver capacidades de autonomia, responsabilidade, observação e intervenção na realidade económico-social europeia. fazer uso das regras de ergonomia, higiene, saúde e segurança no trabalho.
Parceiros 2019/2020: IRLANDA, ESLOVENIA, ESPANHA

| Candidatura  N.º: 2020-1-PT01-KA102-077816 | VER DOCUMENTAÇÃO DE DIVULGAÇÃO E SELEÇÃO APRESENTADA NOS "AVISOS" DO PORTAL