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| LISTA DE MANUAIS POR ESCOLA | ANO LETIVO 2022/2023 |
| Escola Básica e Secundária da Batalha (1º, 2º, 3º CEB e Secundário)
| Escola Básica e Secundária da Batalha (Ensino Profissional)
| Escola Básica da Golpilheira (1º CEB)
| Escola Básica da Batalha - Centro Escolar da Batalha (Pré-Escolar e 1º CEB)
| Escola Básica de São Mamede - Centro Escolar de São Mamede (Pré-Escolar e 1º CEB)
| Escola Básica do Reguengo do Fetal – Centro Escolar (1º CEB)
| Escola Básica da Faniqueira (Pré-Escolar e 1º CEB)
| Escola Básica de Casais dos Ledos (Pré-Escolar e 1º CEB)
| Escola Básica da Rebolaria (Pré-Escolar e 1º CEB)
| Escola Básica da Quinta do Sobrado (Pré-Escolar e 1º CEB)
| Escola Básica de Brancas (1º CEB)
| LISTA DE CADERNOS DE ATIVIDADES | ANO LETIVO 2022/2023 |
| Lista com todos os Cadernos de Atividades adoptados, por ciclo/disciplina
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| SERVIÇOS DE PSICOLOGIA E ORIENTAÇÃO
Os Serviços de Psicologia e Orientação (SPO) do Agrupamento de Escolas da Batalha são uma resposta especializada de apoio educativo dirigida aos alunos, professores, pais e encarregados de educação. Integram a equipa dois psicólogos escolares - Aida Rosa e Luís Simões - com sede de atendimento na Escola Secundária da Batalha.Os Serviços de Psicologia e Orientação constituem-se como um recurso da escola que procura a melhoria do sucesso educativo, a redução do abandono escolar precoce, a atratividade do ensino profissional e a melhoria do ajustamento entre as competências dos jovens e as necessidades do mercado de trabalho.
Atuam de forma integrada e em estreita articulação com a comunidade educativa, corpo docente e não docente, pais e encarregados de educação, outros agentes educativos do meio envolvente. Desenvolvem a sua atividade nos domínios do apoio psicopedagógico a alunos e professores, do desenvolvimento do sistema de relações da comunidade escolar e da orientação ao longo da vida.
Enquadramento legal (in REFERENCIAL TÉCNICO PARA OS PSICÓLOGOS ESCOLARES - DGE)
Os Serviços de Psicologia e Orientação (SPO) foram criados pelo Decreto-Lei n.º 190/91, de 17 de maio, concretizando, assim, o previsto na Lei de Bases do Sistema Educativo (Lei n.º 46/86). Os SPO são considerados unidades especializadas de apoio educativo, integradas na rede escolar, que
desenvolvem a sua ação em escolas e agrupamentos de escolas, da educação pré-escolar ao ensino secundário.De acordo com a legislação, são atribuições destes serviços:
> Contribuir para o desenvolvimento integral dos alunos e para a construção da sua identidade;
> Apoiar os alunos no seu processo de aprendizagem e de integração no sistema de relações interpessoais da comunidade escolar;
> Prestar apoio de natureza psicológica e psicopedagógica a alunos, professores, pais e encarregados de educação, no contexto das atividades educativas, tendo em vista o sucesso escolar, a efetiva igualdade de oportunidades e a adequação das respostas educativas;
> Assegurar, em colaboração com outros serviços competentes, designadamente os de educação especial, a sinalização de alunos com necessidades especiais, a avaliação da sua situação e proposta das intervenções adequadas;
> Contribuir, em conjunto com as atividades desenvolvidas no âmbito das áreas curriculares, dos complementos educativos e das outras componentes educativas não escolares, para a identificação de fatores psicológicos dos alunos de acordo com o seu desenvolvimento global e
nível etário;
> Promover atividades específicas de informação escolar e profissional, suscetíveis de ajudar os alunos a situarem-se perante as oportunidades disponíveis, tanto no domínio dos estudos e formações como no das atividades profissionais, favorecendo a indispensável articulação entre
a escola e o mercado de trabalho;
> Desenvolver ações de aconselhamento psicossocial e de carreira dos alunos, apoiando o processo de escolha e o planeamento de carreiras;
> Colaborar em experiências pedagógicas e em ações de formação de professores, bem como realizar e promover a investigação nas áreas da sua especialidade. -
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| ACADEMIA UBUNTU
O Agrupamento de Escolas da Batalha juntou-se em 2020 a este desafio das Academias UBUNTU, presente já em 16 países, e que através do Conceito UBUNTU "Eu sou porque tu és; Eu só posso ser pessoa através das outras pessoas " procura inspirar os nossos jovens com modelos de referência mundial de liderança (como Mandela ou Luther King) a serem eles também lideres e agentes de mudança.A palavra “UBUNTU” é uma combinação de dois termos: “Ntu”, que significa pessoa e “Ubu”, que significa tornar-se. Este método leva-nos ao desenvolvimento de cinco competências chave: Autoconhecimento, Autoconfiança, Resiliência, Empatia e Serviço.
São objetivos da Academia Ubuntu:Capacitar jovens enquanto agentes de transformação ao serviço das comunidades, promovendo o desenvolvimento integrado de competências, com enfoque nas capacidades para a liderança servidora;
Capacitar educadores que, demonstrando ter experiência e aptidão como formadores, reconhecendo o potencial de transformação do método Ubuntu, ajudem a disseminá-lo promovendo uma cultura de construção de pontes, onde os líderes servidores tenham um papel cada vez mais relevante;
Promover o diálogo entre e dentro das comunidades para a promoção da paz e construção da justiça, contribuindo para o desenvolvimento de sociedades mais inclusivas e resilientes;
Desenvolver uma ética do cuidado, focada na empatia, atenção e responsabilidade, considerando três dimensões: eu, eu-outro, eu-mundo.
Conhece mais em: https://www.academialideresubuntu.org/pt/
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O serviço de carregamentos eletrónicos dos cartões dos(as) alunos(as) da escola-sede, designado MAWAY, está agora disponível para os(as) encarregados(a) de educação do Agrupamento de Escolas da Batalha. O sistema, de fácil utilização, funciona associado ao GIAE online e requer um registo inicial. A partir daí os(as) encarregados(as) de educação podem, sempre que necessitarem, proceder ao carregamento dos cartões dos seus/suas educandos(as), evitando, desta forma que levem dinheiro para a escola ou que tenham de aguardar em filas, na papelaria, para fazerem o carregamento de cartões.
O serviço tem um pequeno custo de gestão associado, correspondente a 4% do montante carregado, com um valor mínimo de 0,60€. Esse valor será “descontado” ao montante do carregamento, ou seja, por exemplo, num carregamento de 10€, serão descontados 0,60€, ficando disponíveis no cartão do(a) aluno(a) 9,40€.MAWAY: uma forma rápida, cómoda e segura de carregar o saldo do cartão do(a) seu/sua educando(a).
Veja aqui dois documentos de apoio para carregamento do cartão: